RESUMO
Código: 54
Área Temática: Globalização e internacionalização de empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Estratégia de Internacionalização de Empresas: A Experiência do Grupo Ourofino Agronegócio
 
O presente artigo aborda a estratégia de internacionalização do Grupo Ourofino Agronegócio. Com o intuito de expandir suas atividades nos mercados internacionais, o Grupo Ourofino atua comercializando seus produtos através da exportação direta e também via consórcio de exportação (Brazilian Cattle Genetics, estabelecido em Uberaba- MG - Brasil), para alavancar sua participação nos mercados externos. O objetivo central deste estudo é analisar a estratégia de internacionalização do Grupo Ourofino Agronegócio por meio da participação no consórcio de exportação Brazilian Cattle Genetics. Utilizou-se o método de estudo de caso para a realização desta pesquisa. Como resultados principais, pode-se mencionar que: (a) o consórcio é considerado como uma ferramenta interessante, porém adicional, e não como seu principal mecanismo de internacionalização; (b) dentre as vantagens do consórcio para o Grupo Ourofino: - aproveitamento da estrutura e do apoio operacional das instituições que compõe o consórcio (contatos, banco de dados, estudos de mercado, suporte a participação em eventos, etc.); - otimização de custos com viagens, eventos internacionais, uma vez que as ações geralmente são realizadas pelo grupo de empresas.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: