RESUMO
Código: 572
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
A Outra Face do Marketing Esportivo: Os Riscos Envolvidos no Patrocínio de Clubes de Futebol
 
O presente artigo tem por objetivo principal mostrar que o conjunto dos torcedores, patrocinadores e clubes de futebol agem em conjunto tanto para beneficiar como prejudicar as estratégias do marketing esportivo. Foi utilizada a metodologia de pesquisa quantitativa através de questionários estruturados aplicados a integrantes de comunidades virtuais, os quais expressaram sua ótica com relação aos fatores que lhes foram propostos como de risco para os investimentos dos patrocinadores e clubes esportivos. Utilizou-se também a metodologia qualitativa direcionada aos gerentes de marketing dos patrocinadores dos times de futebol. Após a conclusão da pesquisa quantitativa foram realizadas análises bivariadas para mensurar a associação das variáveis: patrocinadores, clubes e torcedores com a decisão da empresa investir ou não em patrocínio, por intermédio do coeficiente r de Pearson de produto-momento e a ANOVA one way para analisar as diferenças entre as médias de subgrupos. Também foi utilizado o SPSS para realização dos testes estatísticos. Com a análise dos resultados percebeu-se que os torcedores percebem moderadamente algumas variáveis como influentes nas estratégias de mercado do marketing esportivo e que ainda há pontos onde os patrocinadores permanecem incautos quanto ao risco de exposição de sua marca em campo.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: