RESUMO
Código: 575
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
O Perfil Empreendedor das Mulheres Proprietárias/dirigentes das Agências de Publicidade de Santa Catarina.
 
O crescimento, a profissionalização e o aumento da competitividade do mercado publicitário é assunto muito evidenciado entre os agentes envolvidos no processo de comunicação de massa e vem tendo interesse da academia. Neste contexto, observa-se a postura empreendedora de seus gestores, buscando-se identificar quais suas idéias quanto ao mercado e suas estratégias para atender ao mercado cada vez mais exigente e dinâmico. Neste contexto foi realizada uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa, censitária abrangendo todas as agências de publicidade e propaganda de Santa Catarina, entretanto focando apenas empresas gerenciadas por mulheres, totalizando-se assim, 41 empresas de propaganda e publicidade. O objetivo deste artigo foi evidenciar em primeiro lugar a caracterização destas agências, em segundo lugar identificar o perfil demográfico das proprietárias/dirigentes e por último identificar o perfil empreendedor das proprietárias/dirigentes, segundo a teoria de Miner (1998). Seus principais resultados apontam proprietárias/dirigentes com alto nível de escolaridade, influenciadas pelo crescimento recente de cursos em suas áreas de atuação, evidenciando um perfil empreendedor na sua maioria indicando predomínio de apenas um perfil empreendedor. Palavras-chave: Perfil Empreendedor; Empreendedorismo Feminino; Agências de Publicidade.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: