RESUMO
Código: 579
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Um Estudo Sobre O Comportamento dos Consumidores de Produtos Orgânicos
 
A sociedade atual demanda não somente uma grande quantidade de alimentos, como também, que os mesmos tenham determinadas características relacionadas aos seus atributos. O objetivo por meio desse trabalho é o de conhecer o comportamento de compra de produtos orgânicos por parte dos consumidores. Pretende-se também identificar quais são os atributos mais importantes deste tipo de produto, o perfil destes consumidores e os motivos pelos quais os produtos orgânicos ainda são incipientes na sociedade brasileira. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Inicialmente foram realizadas 12 entrevistas com consumidores e com profissionais do setor de produtos orgânicos. Os resultados foram utilizados para a confecção dos questionários. Obtiveram-se 80 questionários válidos. Os resultados indicam que à tríade “saúde, meio-ambiente e sabor” são os fatores mais importantes para os consumidores de produtos orgânicos. Em relação ao perfil do consumidor, a maioria são mulheres, casadas, acima de 45 anos, com escolaridade superior e que grande parte recebe acima de dez salários mínimos. Foram muito poucas as diferenças significativas entre homens e mulheres – Teste T - e nas conclusões são discutidas diversas ações e recomendações que podem ser tomadas pelos gestores da cadeia produtiva de produtos orgânicos, notadamente em relação ao marketing.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: