RESUMO
Código: 607
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Consumidor Esportivo: Fatores Que Influenciam A Frequência Nos Estádios de Futebol
 
O esporte tem-se posicionado como importante indústria da economia mundial. Acredita-se que a promoção de relevantes eventos esportivos que estão agendados para acontecer no Brasil, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, representaram um desenvolvimento ainda mais significativo da indústria esportiva no país. Esses eventos abrangem a necessidade de investimentos em infraestrutura e nas instalações esportivas, incluindo as arenas onde as competições ocorrerão. Assim, este trabalho tem como objetivo entender os motivos que levam os consumidores a frequentarem estádios de futebol no Brasil, elencando fatores que possam contribuir para sua maior satisfação. Para a coleta de dados foram realizados três grupos focais na cidade de Belo Horizonte-MG. Na interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, constatou-se que os principais motivos que levam os consumidores a frequentarem jogos de futebol são: assistir pessoalmente uma partida do time de preferência; importância da partida, que inclui o desempenho do time no campeonato ao qual pertence a partida; encontros sociais antes, durante e após o jogo; grupos de pessoas afins que também comparecem ao estádio; acessibilidade ao ingresso; e garantia de segurança.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: