RESUMO
Código: 610
Área Temática: Marketing

 

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Marketing Verde e Consciência do Consumidor: Realidade Ou Utopia de Consumo?
 
O presente estudo visa contribuir para o esclarecimento da temática do marketing verde bem como suas implicações no contexto de desenvolvimento de consumidores ecologicamente conscientes. O estudo foi realizado no campo onde atua uma concessionária de motos da empresa Honda, em uma cidade do nordeste brasileiro, por representarem agentes potenciais de poluição atmosférica através dos gases poluentes emitidos pelas motocicletas. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um questionário estruturado e não-disfarçado em relação aos seus objetivos. Depois de aplicado os questionários, foram realizados dois tipos de análises: (1) univariada – para o cálculo de freqüências, médias e desvios-padrão; (2) bivariada – para medir a associação entre as variáveis de interesse, compreensão e eco-conscientização com produtos verdes, através do coeficiente r de Pearson de produto-momento, e para verificar diferenças entre médias de subgrupos realizou-se o teste da ANOVA. Foi utilizado o SPSS para realização dos testes estatísticos. Os achados da pesquisa apontaram uma considerável disposição por parte dos consumidores em acolher os princípios do marketing verde, no entanto essa predisposição não implica na aceitação passional de produtos incapazes de satisfazer suas necessidades, ao contrário, revela uma acentuada ampliação das exigências dos consumidores o que encaminha as empresas desse setor de atividade a aprimorar-se no que diz respeito à incorporação da variável ambiental em suas próprias estratégias de mercado.

 

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