RESUMO
Código: 612
Área Temática: Ensino de administração

 

Abrir
Arquivo

 
O Uso de Questionários Via E-mail em Pesquisas Acadêmicas Sob A Ótica dos Respondentes
 
A Internet, como um meio de comunicação em expansão, pode oferecer diversas oportunidades para a realização de pesquisas. Segundo Malhotra (2006) as pesquisas realizadas com auxílio da Internet estão ficando cada vez mais populares entre os pesquisadores. Estudos que analisem a visão dos entrevistados sobre esse tipo de pesquisa, porém, ainda são poucos na literatura atual (Gonçalves, 2008). De maneira a colaborar com este conhecimento, este estudo buscou registrar qual a percepção do público universitário, como respondente, quanto ao uso de questionários via e-mail, e verificar a possível viabilidade desse método em tal público. Para a realização da pesquisa foi escolhido, como população, o total de alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Utilizando questionários on-line, procurou-se levantar qual o perfil dos respondentes e também a percepção dos mesmos em relação às vantagens e desvantagens do uso dessa ferramenta para coleta de dados sob o ponto de vista de quem responde ao instrumento. O estudo demonstrou que as pessoas que responderam à pesquisa são favoráveis ao uso da ferramenta proposta e que é necessário buscar os não-respondentes, a fim de verificar quais motivos os levaram a não responder o questionário.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: