RESUMO
Código: 615
Área Temática: Governança corporativa

 

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Distribuição do Valor Adicionado Nas Empresas do Novo Mercado: Análise Setorial da Destinação da Riqueza em 2008 e 2009
 
A contabilidade tem como função prover informações aos seus diversos stakeholders. Com a crescente preocupação com aspectos sociais e ambientais a contabilidade passou a incorporar estes aspectos em seus demonstrativos. Assim, surgiu o Balanço Social, que demonstra a relação empresa/sociedade e possui dentre suas vertente a Demonstração do Valor Adicionado – DVA. Tal demonstração tem como função evidenciar a formação e distribuição da riqueza gerada, entre acionistas, funcionários, governo entre outros. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a distribuição setorial do valor adicionado nas empresas do Novo Mercado da BM&F Bovespa nos anos de 2008 e 2009. Foi utilizado o estudo multicaso e pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Foram analisadas 90 divididas em 10 setores de atuação. Pela análise setorial não se pode afirmar um padrão na distribuição, uma vez que há empresas com itens mais representativos diferentes para cada ano. No exercício de 2008 na maior parte dos setores, o item mais representativo foi Impostos, Taxas e Contribuições, fato que se repetiu em 2009. Metade dos setores manteve o mesmo item como mais representativo nos dois exercícios. Em uma análise consolidada em 2008 o item mais representativo foi Pessoal, em 2009 Impostos, Taxas e Contribuições, como na análise setorial.

 

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