RESUMO
Código: 632
Área Temática: Gestão de pessoas

 

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Avaliação da Cultura Organizacional em Uma Instituição de Ensino Superior Privada: Um Olhar Sob A Percepção do Corpo Docente
 
A cultura organizacional é um tema recorrente na literatura, visto que o ambiente tem se tornado cada vez mais dinâmico e turbulento e a compreensão da cultura organizacional é vista como elemento vital para o sucesso das organizações. As instituições de ensino superior (IES) privadas, a exemplo das organizações empresariais, podem se beneficiar da compreensão de sua cultura a fim de traçar estratégias de atuação visando enfrentar a intensa competição a que estão sujeitas. Contudo, verifica-se carência de estudos sobre a temática em IES. Assim, o objetivo do artigo é analisar os perfis culturais – atuais e desejados - do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, pela ótica do corpo docente, segundo o Modelo de Valores Competitivos de Cameron e Quinn (1999). Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com uma amostra composta por 110 professores que responderam ao instrumento OCAI (The Organizational Culture Assessment Instrument). Os resultados apontaram uma discrepância entre a cultura atual e a ideal. A cultura predominante revelada foi do tipo Hieráquica, enquanto a ideal foi a do tipo Clã, sugerindo a necessidade de mudança cultural, de um foco mais voltado para estabilidade e controle para um voltado para flexibilidade e dinamismo.

 

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