Observa-se que o volume de estudos e publicações tanto sobre mentoria quanto sobre gerenciamento de impressões é bastante pequeno quando comparado a produção fora do país. Quando se buscam trabalhos que procuram relacionar os arcabouços teóricos sobre os dois temas o volume de publicações mesmo na literatura internacional é quase que inexistente. Assim, este ensaio teórico tem como objetivo discutir o gerenciamento de impressões na relação social entre mentor e mentorado. Segundo Goffman (1959), as pessoas controlam sua imagem ou identidade para os outros de modo a obter o que desejam, para se satisfazerem quanto a aspectos sociais, psicológicos ou materiais. Na relação social entre mentor e mentorado isso não parece ser diferente. Os resultados deste trabalho apontam que ao utilizarem estratégias e táticas de gerenciamento de impressões mentor e mentorado podem, inclusive, facilitar o estabelecimento e manutenção da relação de mentoria e melhorar a eficiência no desempenho das funções psicossociais e de carreira que o mentor exerce. Por fim, a discussão contribuiu para o melhor entendimento dos fenômenos estudados e proporcionou a criação de um modelo inicial que pode servir de ponto de partida para se pesquisar o construto no campo. |