RESUMO
Código: 636
Área Temática: Marketing

 

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Conhecendo O Consumidor Que Experimenta Telepresença em Compras Online - Uma Investigação Empírica em Ambientes de E-commerce
 
O conceito de telepresença em compras online é um tema atual que tem recebido especial atenção nas investigações da literatura de marketing (KLEIN, 1998, 2003; HOFFMAN, NOVAK, 1996; NOVAK et al. 2003). Presença ou telepresença é definida como uma experiência subjetiva de estar em um local, quando alguém se encontra fisicamente em outro ambiente. Quando aplicado a ambientes virtuais, presença refere-se à experiência de estar em um lugar gerado por computador (KLEIN, 2003). Neste artigo ao se mensurar a percepção da telepresença em ambientes de varejo virtual buscou-se uma melhor compreensão do perfil desse e-consumer. Para tal, adotou-se o método de caráter exploratório-descritivo, com corte transversal e a amostra foi composta por 306 indivíduos, selecionados de forma não-probabilística. Os dados coletados através de questionário elaborado a partir de escala usada na literatura internacional foram analisados com o uso de estatísticas descritivas e multivariadas. Os resultados das análises levaram à observação de que os respondentes experimentaram fracamente telepresença durante a compra on-line, levando-se em consideração a média e a fatorial para os itens que mensuraram esse construto. Desse modo, embora instigante, o efeito da telepresença ainda não tem uma contribuição relevante nas compras online.

 

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