RESUMO
Código: 664
Área Temática: Administração geral

 

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Aplicabilidade do Custo Padrão Na Formação de Preços Internos de Transferência Como Alternativa Ao Preço de Mercado.
 
A partir da década de 1950, muitas empresas ao entenderem que não bastava mensurar apenas o resultado global, começaram a buscar meios de avaliar o desempenho por área; assim, surgiu a necessidade da criação de Preços de Transferência (PT) para que as áreas fossem tratadas como entidades distintas. Dentre os modelos de PT identificados na literatura, os mais conhecidos são: modelos baseados em custos, modelos baseados em negociação e modelos baseados em mercado. A situação-problema da pesquisa se fundamenta no fato de que o uso do Preço de Mercado para fixar PT esbarra em vários problemas, como a inexistência de mercado estabelecido para produtos semi-acabados. Em razão desta constatação, a questão principal da pesquisa é: – como estabelecer PT baseados em custos para situações em que não seja possível aplicar o conceito do custo de oportunidade? O objetivo principal da pesquisa foi verificar através da realização um estudo de caso na empresa HSM do Brasil, a aplicabilidade do Custo-padrão ao processo de estabelecimento de PT como alternativa válida ao Custo de Oportunidade Ajustado. Em todos os kits selecionados, foram feitas as comparações entre os PT, estabelecidos com base no Custo-padrão mais uma margem de lucro de quinze por cento (15%), com os seus respectivos preços do mercado. Dentre os quinze kits selecionados, treze apresentaram diferenças abaixo da margem de aceitação e apenas dois registraram diferenças superiores. Considerando-se que o modelo de PT utilizado pela empresa é válido para apreçar os kits fabricados que possuem preços do mercado, conclui-se então que, também, será válido para os kits fabricados que não possuem preços do mercado.

 

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