RESUMO
Código: 67
Área Temática: Finanças

 

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Análise Crítica do Impacto do Evento Sistêmico Crise Subprime e do Evento Não Sistêmico Recall de Veículos de Passeio no Retorno das Ações Ordinárias da Maior Empresa Automotiva Mundial – Toyota Motor
 
O objetivo principal desse artigo foi destacar que, além dos eventos sistêmicos adversos, os eventos não sistêmicos ou controláveis, representados pelos controles internos de qualidade e manutenção de produtos, também podem apresentar impacto significativo na determinação do preço e da taxa de retorno das ações ordinárias. No caso específico dessa pesquisa, o foco estabeleceu-se em dois acontecimentos: a Crise Subprime e o Recall de parte expressiva da frota de veículos de passeio da Toyota Motors nos Estados Unidos – respectivamente denominados evento sistêmico ou externo e evento não-sistêmico ou interno. Para efetivar a análise, utilizou-se a metodologia de estudo de eventos para verificar a significância dos retornos anormais no período ex-post anúncios. Os períodos estudados como ponto de medição para análise do impacto da Crise SubPrime e do Recall dos Veículos de passeio no retorno das ações ordinárias foram 09 de agosto de 2007 e 21 de Janeiro de 2010, respectivamente. Previamente à análise, constatou-se que os dois eventos prejudicaram o desempenho contábil e a imagem da empresa no mercado. Os resultados dos testes estatísticos, considerando o Teste p-value, caracterizaram uma situação de ajuste antecipado no preço das ações. Os resultados foram considerados coerentes para o desempenho do retorno das ações nos períodos imediatamente posteriores à divulgação dos eventos, considerando a existência de indícios que sinalizavam tanto a Crise SubPrime, com os sucessivos anúncios de indicadores negativos da economia americana; como o Recall dos veículos com a redução sequencial de gastos com processos de manutenção e qualidade.

 

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