RESUMO
Código: 675
Área Temática: Estratégia em organizações

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência do Middle Manager Na Formulação e Implementação da Estratégia de Uma Instituição de Ensino Superior Privada em Boa Vista-rr
 
Pensar a estratégia significa determinar objetivos, envolver os atores que compõem a estrutura organizacional e mapear atividades e ações inerentes à sua elaboração e execução. Este estudo objetivou analisar como o papel do middle manager influencia a formação (formulação e implementação) da estratégia de uma Instituição de Ensino Superior (IES), conforme o modelo teórico de Floyd e Wooldridge (1992). Este estudo de abordagem qualitativa fundamentou as discussões em torno da perspectiva de formação da estratégia e a interferência dos gestores do nível intermediário. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas realizadas com gerentes intermediários, análise documental, com prioridade para resoluções e planejamento estratégico formal da IES, e observação direta em reuniões de colegiado envolvendo alta direção e gerentes. Utilizando a técnica pattern matching (AGUIAR, 1999) e exame de padrão de comportamento (EPC), os dados tratados revelaram que a IES adota o modelo integrador de formação da estratégia, possuindo um quadro gerencial que influencia diretamente na implementação da estratégia exercendo os papéis de implementador e facilitador, porém apresenta baixa participação no processo de formulação da estratégia.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: