RESUMO
Código: 681
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Preditores da Intenção de Retorno Às Feiras de Negócios: Um Estudo Com O Público Visitante da Vi Costa Verde Negócios de Angra dos Reis-rj
 
O crescente volume de pesquisas relativas à temática intenção de recompra demonstra a importância desse elemento no contexto mercadológico, todavia poucas delas abordam o assunto no segmento de eventos de negócios. Assim, o principal objetivo desse trabalho reside em identificar e discutir as variáveis que predizem as intenções de retorno do público visitante a uma feira de negócios de Angra dos Reis-RJ. A avaliação foi conduzida por meio da realização de uma regressão logística binária aos dados coletados, aplicada sobre uma amostra transversal de 277 visitantes do evento. Como resultado, verificou-se que das oito hipóteses testadas, apenas três delas foram aceitas, sendo duas hipóteses relativas ao impacto na predição da intenção de retorno sofrido pela percepção de sacrifício do público visitante; e uma hipótese referente ao efeito da percepção de benefício do evento para a economia local na predição das intenções de retorno. Com tais resultados, conclui-se que o estudo corrobora com os pressupostos de Grönroos (2004), ao postular que a maior parcela do valor percebido pelo cliente pode ser remetida à minimização do sacrifício dele, e não propriamente ao aumento dos benefícios ofertados.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: