RESUMO
Código: 689
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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Processo de Formação da Estratégia Deliberado e O Strategizing: Considerando A Perspectiva da Estratégia Como Prática
 
Neste estudo se busca investigar como ocorre o strategizing considerando a perspectiva da strategy-as-practice quando as estratégias da organização são deliberadas (MINTZBERG e WATERS, 1985). Nesta última década o foco dos estudos em estratégia tem sido colocado nas investigações sobre processo, na estratégia como prática ou strategizing (JARZABKOWSKI, 2003, BALOGUN, HUFF, JOHNSON, 2003; JOHNSON, MELIN e WHITTINGTON, 2003; JARZABKOWSKI, BALOGUN e SEIDL, 2007). Para os referidos autores, os resultados estratégicos são encontrados nos processos e práticas que constituem o dia-a-dia das atividades organizacionais. Estes estudos pretendem re-conceituar a estratégia como uma atividade social, considerando que a estratégia não é algo que a organização possui, mas sim algo que seus membros realizam. Estabeleceu-se como proposição teórica que a estratégia como prática é resultado da intersecção entre praxis, práticas e praticantes, dentro de um modelo integrador de formação da estratégia (deliberada e emergente) articulado pelo middle manager. Para o alcance do objetivo proposto foi adotada a metodologia qualitativa (YIN, 2005), através do estudo de um único caso (EISENHARDT, 1989). Através do fluxo de atividades, das práticas e dos atores organizacionais articulados pelos middle managers, se obteve um melhor entendimento da strategizing, comprovando que a estratégia como prática está presente na empresa estudada.

 

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