RESUMO
Código: 692
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Validação Estatística da Escala Servqual em Ies: Uma Análise Fatorial Confirmatória
 
O acirramento da competitividade entre as IES tem conduzido a uma busca pela melhoria da qualidade no ensino e, uma das metodologias consagradas para avaliar a qualidade percebida pelos alunos das instituições de ensino superior consiste no modelo Servqual. Este estudo pretende à partir da aplicação do modelo Servqual em alunos de graduação de uma IES particular, de grande porte, instalada no município de São Paulo validar estatisticamente a ferramenta para aplicação no contexto educacional. Para a aplicação do presente estudo, procurou-se avaliar os 05 determinantes de qualidade e os 22 atributos usualmente aplicados neste tipo de pesquisa. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, transversal, de campo, com abordagem quantitativa. A amostra não probabilística do tipo intencional constitui-se de 489 de uma universidade particular. Para atendimento aos objetivos propostos, a validação estatística do construto Servqual e das respectivas dimensões que o formam, foi realizada a partir da aplicação da técnica estatística de Análise Multivariada denominada Modelagem de Equações Estruturais, especificamente no âmbito da Análise Fatorial Confirmatória. Este estudo apresentou uma validação estatística de modelo de avaliação da qualidade dos serviços aplicado ao setor de educação superior, baseada na aplicação da técnica de Modelagem de Equações Estruturais, especificamente na Modelagem de Equações Estruturais.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: