RESUMO
Código: 696
Área Temática: Jogos de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Implantando O Laboratório de Gestão: Um Programa Integrado de Educação Gerencial e Pesquisa em Administração
 
Estudou-se a implantação de uma metodologia que integra educação gerencial e pesquisa aplicada usando jogos de empresas. O eixo teórico-conceitual do estudo apóia-se no Ensino em Administração, nas Simulações e Jogos de Empresas, na Educação em Laboratórios e nas proposições sobre o Laboratório de Gestão (SAUAIA, 2008) orientado pelo tripé conceitual: Simuladores Organizacionais, Jogos de Empresas e Pesquisa aplicada. Replicou-se a metodologia do Laboratório de Gestão no curso de Administração de uma IFES, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, exploratória e descritiva, combinou abordagem qualitativa e quantitativa, adotando os métodos de estudo de caso e pesquisa-ação. Foram indagados 27 docentes do departamento de ensino e 119 alunos regularmente matriculados no curso de Administração entre os anos de 2007 e 2008. Os resultados indicaram como benefício da metodologia do Laboratório de Gestão o uso mais eficiente dos recursos institucionais, observados nos três grupos envolvidos: acolhimento dos dirigentes; engajamento do corpo docente; respostas positivas dos discentes. O estudo propiciou a implantação de um processo inovador que permite a geração de melhorias continuadas que integram de educação e pesquisa, capaz de aproximar a teoria da prática organizacional, valorizando ações pedagógicas focalizadas mais na aprendizagem que no ensino doutrinário e pouco atraente.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: