RESUMO
Código: 697
Área Temática: Ensino de administração

 

Abrir
Arquivo

 
Adotando A Aprendizagem Centrada no Participante Numa Disciplina de Rh
 
A sociedade moderna disponibilizou aos estudantes ferramentas eletrônicas que lhes conferem uma autonomia cada vez maior. Entretanto, nas escolas, se deparam com um modelo educacional tradicional, baseado em aulas expositivas, nas quais, o professor, muitas vezes, exige o acompanhamento em silêncio da sua fala, expondo a teoria para depois propor uma aplicação. Na Aprendizagem Centrada no Participante (ACP), muda-se a ordem das atividades. Um problema é proposto aos pequenos grupos de estudantes para torná-los agentes no processo educacional, sendo a teoria trazida depois de engajá-los. A partir de um experimento com três turmas de Administração, este estudo descreve como ocorreu a mudança da abordagem mais expositiva para ACP, em uma disciplina de Administração de Recursos Humanos. Dados quantitativos e qualitativos foram coletados por meio de levantamentos, testes e observações para evidenciar diferenças importantes que podem ser exploradas por educadores sensíveis. O estudo mostrou que o desafio para se adotar a ACP é grande para educadores e estudantes, pois ambos tendem a buscar aquilo que já é conhecido e seguro. Traz também contribuições importantes para professores de RH na reflexão sobre a importância da disciplina para o desenvolvimento de competências do futuro gestor de pessoas.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: