RESUMO
Código: 703
Área Temática: Gestão de pessoas

 

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A Teoria das Necessidades de Maslow: A Influência do Nível Educacional Sobre A Sua Percepção no Ambiente de Trabalho
 
O presente trabalho tem o objetivo de analisar se os fatores motivacionais descritos por Abraham Maslow, em sua teoria das necessidades, são percebidos da mesma forma quando se analisa pessoas no ambiente no trabalho com diferentes níveis de escolaridade (níveis fundamental, médio e superior). Na revisão bibliográfica, destacam-se: o senso comum das obras que abordam a Teoria das Necessidades de Maslow; a Teoria ERG de Alderfer; e a teoria original de Maslow. O método utilizado foi o Estudo de Caso, e a técnica de pesquisa utilizada para coleta de dados foi a aplicação de formulário aos funcionários de uma empresa multinacional atuante no ramo automobilístico, localizada na região sudeste do Brasil. A amostra, não probabilística, teve um número total de 102 respondentes. Os resultados mais relevantes da pesquisa indicam que os funcionários de nível fundamental consideram os fatores de nível baixo da pirâmide de Maslow como os mais importantes. Enquanto os entrevistados de nível médio e superior consideram os fatores de nível alto como preponderantes. Conclui-se, no âmbito desta amostra, que há uma correlação entre o nível educacional e a percepção quanto aos fatores motivacionais no ambiente de trabalho.

 

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