RESUMO
Código: 711
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Reposicionamento de Um Hospital de Grande Porte
 
Estabelecer um posicionamento atrelado às variáveis do marketing é essencial para o sucesso do processo e para que a prática do marketing seja realizada com eficácia, otimizando os recursos d a empresa. Porém, o dinamismo dos cenários empresariais, principalmente quanto às variáveis do ambiente externo, pode fazer com que o posicionamento estabelecido pela empresa sofra alterações, seja por necessidade de pequenas alterações nos seus produtos e/ou serviços, na sua marca, em uma nova oferta, ou até mesmo no posicionamento de toda a organização. Dessa maneira, o reposicionamento surge como uma atividade cada vez mais utilizada. O objetivo deste trabalho foi pesquisar um processo de reposicionamento realizado por um hospital de grande porte, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento teórico sobre o tema. Entre outros achados, a pesquisa mostrou que muitas atividades de marketing, tais como a segmentação do mercado e o uso de pesquisa, são importantes para que o processo possa ser realizado com sucesso. No que tange às variáveis controláveis de marketing de serviços, pôde-se concluir que todas elas são significativas para se alcançar o sucesso do reposicionamento e devem ser planejadas e trabalhadas de forma integrada. As limitações do trabalho dizem respeito aos possíveis vieses criados pelos entrevistados, não obstante documentos tenham sido utilizados para triangular os dados fornecidos, e ao fato de não se poder generalizar os resultados da pesquisa de campo.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: