RESUMO
Código: 718
Área Temática: Marketing

 

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Análise do Ambiente e Tomada de Decisão de Marketing Com Base em Sistema de Informações
 
Sistemas que permitem obter informações acerca do mercado são considerados subsídios para geração e manutenção de competitividade e redução de riscos das decisões gerando contribuições para a elaboração de estratégias. No que se refere às decisões de marketing a viabilização do uso informação-habilidade-conhecimento do mercado geralmente é proporcionado por meio da utilização do sistema de informações de marketing (SIM). Diversos estudos acadêmicos associam a relevância da informação ao sistema de informações. Desta forma, o objetivo deste artigo é conhecer a importância da informação, a sistematização da informação e as principais decisões relativas ao processo de marketing. Em vista do alcance deste objetivo, foi realizada a revisão da literatura e pesquisa de campo em empresa varejista de moda por meio de estudo de caso com análise documental e entrevistas semi-estruturadas, realizadas com dois tomadores de decisões, sendo um profissional da alta administração e um profissional da área de marketing. Os resultados indicam que o SIM permite obter informações de grande valor estratégico e promovem benefícios e vantagens competitivas. O estudo também permitiu observar que a utilização do sistema de informações de marketing da empresa poderia ser potencializada por meio da interação com o SI e outros sistemas de bancos de dados.

 

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