RESUMO
Código: 728
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Analise de Estratégias de Comunicação em Propagandas Televisivas Voltadas Ao Publico Infantil
 
O objetivo deste trabalho é identificar quais são as estratégias de comunicação adotadas por empresas nas propagandas voltadas ao público infantil. Fundamenta-se a importância deste objetivo por meio da escassez de trabalho na área do consumidor infantil, assim como na necessidade de verificar como as empresas estão abordando um consumidor ainda despreparado para realmente compreender o significado e os objetivos subjacentes a uma propaganda. Para atingir o objetivo proposto 92 propagandas foram analisadas. Numa primeira etapa foram identificados os principais critérios que descrevem as propagandas: as propagandas têm em média 30 segundos, anunciam somente um produto, são geralmente direcionadas ao público feminino, na sua maioria não utilizam adultos e apresentam cenas do mundo real intercaladas com cenas de fantasia do imaginário infantil. Na segunda etapa, as propagandas forma submetidas a uma análise de conteúdo, seguindo a estrutura proposta por Bardin (1977). Desta análise surgiram 8 categorias que permitem uma melhor compreensão das estratégias das empresas: o desafio ao consumidor; formação da criança como indivíduo; apelo aos pais; incentivo à solicitação de produtos junto aos pais e ao ato de colecionar; criança toma lugar do(a) boneco(a); apelo à aceitação do grupo; utilização de ídolos; e produtos como elemento central da socialização.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: