RESUMO
Código: 730
Área Temática: Marketing

 

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Validação da Escala de Consumo Ético Para Amostras Brasileiras
 
O estudo objetivou validar o instrumento The Muncy–Vitell Consumer Ethics Scale (2005) culturalmente para amostras brasileiras. O The Muncy–Vitell Consumer Ethics Scale é composto de 17 itens no formato Likert de 5 pontos avaliando a concordância do indivíduo com as afirmações. Participaram do estudo 419 estudantes do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro. Utilizando a técnica de validação reversa (back translation) e os procedimentos de análise semântica, a primeira versão em português da escala foi considerada adequada para aplicação. A fatorabilidade dos itens foi considerada satisfatória diante dos resultados obtidos: KMO = 0,830 e teste de esfericidade de Bartlett = 848,55; p < 0,001). A análise fatorial exploratória dos principais componentes revelou a existência de dois itens com carga fatorial abaixo de 0,30, que foram abandonados. A análise da consistência interna, com utilização do coeficiente alfa de Cronbach indicou três itens insatisfatórios devido à baixa correlação item-total, sendo também abandonados. O instrumento final com doze itens apresentou adequada consistência interna (0,78) e uma estrutura unifatorial explicando 29,87% da variância com cargas fatoriais variando de 0,445 a 0,673. As correlações item-total variaram de 0,456 a 0,635 com p < 0,001. Esses resultados foram indicativos para a validação da Escala de Consumo Ético para amostras brasileiras.

 

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