RESUMO
Código: 734
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

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Características da Implantação da Open Innovation: Um Estudo de Caso em Empresa Brasileira
 
O tema open innovation aborda um assunto relativamente recente, relacionado à interação entre organismos empresariais e individuais em busca de competitividade por meio do desenvolvimento de estruturas inovativas abertas e únicas. Esse artigo objetiva levantar as principais características envolvidas no desenvolvimento deste modelo de inovação e as principais barreiras em sua implantação. Para isso, foi elaborada uma pesquisa descritiva e exploratória por meio de estudo de caso de uma importante organização brasileira que adota a inovação aberta desde sua fundação. Os dados coletados permitiram a elaboração de análises que resultaram na correlação com os objetivos propostos. Assim, obtiveram-se duas dimensões, visando explicar o problema em estudo, ou seja, vantagens e desvantagens da implantação da open innovation. Os resultados mostram que o desenvolvimento do processo inovativo aberto ou fechado, deve ser amplamente considerado pela organização, aspectos relacionados à adequação cultural, ao mecanismo de relacionamento entre colaboradores, desenvolvimento de novas perspectivas de competição e relacionamento na cadeia de suprimentos (fornecedores, clientes, entre outros), são elementos fundamentais de sustentação do patamar competitivo. Considera-se que o assunto em questão é de elevada importância para que as empresas reflitam na escolha de seu posicionamento estratégico no mercado e, como este será caracterizado pelo processo inovativo.

 

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