RESUMO
Código: 749
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Fontes de Informação Para As Decisões de Compra: Um Estudo Na Case New Holland
 
O objetivo desse estudo é analisar as fontes de informações utilizadas na decisão de compra de produtos de alto valor agregado por profissionais de compras da Case New Holland, empresa multinacional do setor de máquinas de construção instalada em Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu em duas etapas, na primeira realizou-se uma entrevista semi-estruturada com o supervisor do departamento de compras, com o objetivo de identificar as fontes de informações utilizadas nas principais decisões de compra do departamento. Na segunda etapa foi aplicado um questionário estruturado junto a todos os profissionais do departamento, buscando-se verificar a frequência de uso e a importância de cada informação para a qualidade da decisão de compra a ser tomada. A análise dos dados demonstrou que as fontes pessoais internas e externas apresentaram os resultados mais expressivos em relação à dependência informacional. Fontes impessoais, tanto internas como externas, ora apresentaram resultados expressivos, ora resultados inexpressivos. Por último, considerando-se alguns indícios encontrados na análise dos dados, pode-se deduzir que a facilidade de acesso a uma determinada fonte de informação pode ser um fator determinante no processo de escolha desta para análise na tomada de decisão de compra, quando a mesma ocorre dentro de organizações.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: