RESUMO
Código: 755
Área Temática: Marketing

 

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Clicando e Reclamando: Uma Análise de Consumidores Insatisfeitos Com Compras Online
 
Neste artigo, buscamos analisar as reações de consumidores que ficaram insatisfeitos com suas compras online. Com foco nas manifestações através de reclamações públicas online (Grégoire et al, 2009). A pertinência deste estudo está na contribuição sobre expectativas, características, e principalmente, reações dos consumidores que fazem suas compras online, já que este ambiente ainda não foi amplamente estudado no Brasil, por ser um fenômeno recentemente explorado da área de Marketing. Trata-se de um estudo exploratório a partir de 09 entrevistas em profundidade com consumidores residentes na cidade de Vitória. A análise de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, e sugere que as falhas no serviço estão entre as razões que mais geram insatisfação. Foram encontrados vários motivos que levam os consumidores a fazer compras online, tais como conveniência de deslocamento, tempo, preço, diversificação dos produtos, não ter vendedores para importunar e nem horário de funcionamento. A preferência por comprar ou não determinados produtos no mercado online também foi revelada pelos entrevistados. As reações encontradas entre os entrevistados foram: reclamação direta ao site, troca de marca, boca-a-boca negativo, e ação legal. Ainda foram apontadas contribuições gerenciais desta pesquisa.

 

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