RESUMO
Código: 769
Área Temática: Finanças

 

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A Influência dos Formadores de Mercado Nos Retornos de Ações Negociadas Na Bovespa: Um Estudo de Evento
 
O objetivo principal deste trabalho é analisar se a contratação dos formadores de mercado influenciou o preço das ações das empresas contratantes e conseqüentemente seus retornos. A aplicação da metodologia de Estudo de Eventos foi utilizada para medir a influência da atuação dos formadores de mercado no preço das ações, pois possibilita mensurar o impacto que eventos específicos podem ter nesses preços alterando, ao final, o próprio valor de mercado da empresa. Em razão da falta de liquidez das ações na amostra adotou-se o Procedimento Trade-to-Trade para solucionar o problema de negociações infreqüentes dentro da metodologia de Estudo de Eventos. Sobre a eficiência informacional do mercado brasileiro os resultados mostraram que a absorção da informação pelo mercado não foi tão rápida como se esperava e não houve indícios de vazamento ou uso de informações privilegiadas. Sobre o impacto do evento no preço da ação pode-se concluir que, pelos menos no curtíssimo prazo, a atuação dos formadores de mercado não foi sinal de perspectiva favorável para as empresas, contrário às vantagens esperadas por esse agente de mercado.

 

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