RESUMO
Código: 774
Área Temática: Administração geral

 

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Estudo dos Fatores Que Determinam A Formação do Capital Social Familiar em Empresas Familiares Na Região Sul de Minas Gerais
 
O estudo buscou identificar os fatores que levam a formação do capital social familiar. Para tanto foi realizado um survey, em 120 empreendimentos familiares. Os dados foram analisados pela análise a fatorial. Os resultados foram apresentados em dois blocos: o primeiro a caracterização da amostra em relação ao perfil do respondente e ao perfil do empreendimento, bem como a apresentação da freqüência de cada uma das assertivas, na segunda parte foi feita a análise fatorial. Após a mesma foram identificados sete fatores relacionados com a formação do capital social familiar são eles: diálogo colaborativo; rede familiar; infra-estrutura moral; confiança; normas éticas; idéias próprias; canais de informação externos. O capital social familiar é solidificado, por meio do diálogo colaborativo, a partir do qual é possível enraizar na família e na empresa as normas éticas, originando o que se chama de infra-estrutura moral, quando a família e a empresa estão em sintonia interna e externa. Em um sentido contraditório, a ausência do diálogo colaborativo gera um certo autoritarismo por parte dos dirigentes e membros da família, prevalecendo idéias próprias, as quais foram identificadas como fator contraditório à formação do capital social familiar.

 

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