RESUMO
Código: 783
Área Temática: Gestão de pessoas

 

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A Contribuição dos Gestores Ao Combate e Redução de Práticas de Assédio Moral em Call Center
 
Este artigo tem como objetivo geral identificar os procedimentos adotados pelos gestores que contribuem para o combate e redução das práticas de assédio moral nas organizações de Call Center ligadas ao setor energético no Ceará. No presente trabalho foram realizadas as pesquisas descritiva, exploratória, bibliográfica, de campo e qualiquantitativas. A pesquisa foi realizada no período de 28/10/2009 a 30/10/2009, com uma amostra de 94 indivíduos sendo 84 consultores de telemarketing e 10 supervisores. Como forma de coleta de dados foi utilizado um questionário contendo questões fechadas para identificar o perfil socioeconômico dos consultores e de seus gestores, os processos acarretam ocorrências que propiciam a instalação do assédio moral e por último as condutas positivas utilizadas pelos gestores no combate a esses atos negativos. Com a análise dos dados da pesquisa os objetivos traçados foram atingidos, observando-se que 30% dos gestores utilizam como conduta positiva a disponibilidade em escutar seus colaboradores como forma de combater eficazmente as práticas de assédio moral inseridas no ambiente laboral e detectou-se que a prática negativa mais citada e vivida pelos consultores foi à questão da supervisão excessiva acerca do trabalho.

 

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