As equipes têm se destacado como um importante instrumento organizacional para o alcance dos objetivos estratégicos e dos resultados almejados. Por esse motivo, as empresas têm diante de si o desafio de criar ações que possam contribuir para o desenvolvimento de equipes eficazes. Com a finalidade de trazer uma contribuição nesse contexto, foi realizada uma pesquisa com o objetivo principal de analisar quais estratégias podem ser desenvolvidas para criar, desenvolver e manter uma Equipe de Alta Performance. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso em uma empresa do setor de alimentos e bebidas de hotéis, tendo sido entrevistados dez integrantes da empresa, dentre eles gestores e funcionários de níveis e equipes diferentes, com relação às ações de gestão de equipes. Os resultados da pesquisa apontaram que falta uma clareza maior na definição de objetivos, de indicativos de desempenho e de avaliação do desempenho das equipes. Notou-se também que diferentes equipes da empresa apresentam diferentes níveis de comprometimento e que há ausência de propósitos comuns e responsabilidade mútua que caracterizam equipes reais. Foram propostas as seguintes ações de melhoria: definição de objetivos específicos para cada equipe, criação de indicadores para medir metas de desempenho bem como a identificação e correção de lacunas de competência. |