RESUMO
Código: 813
Área Temática: Economia das organizações

 

Abrir
Arquivo

 
O Inimigo Silencioso das Lojas de Conveniência em Postos de Serviços: Um Levantamento Na Zona Centro-oeste da Cidade de São Paulo
 
Têm mudado o tipo de concorrência que se observa nos pequenos comércios. Um dos elementos-chave é o novo consumidor que em grandes cidades como São Paulo busca diferentes atributos. Muda seus horários de compra, explora os pontos no trajeto de casa ao trabalho e vê importância em qualquer facilidade que lhe permita para ganhar tempo, combinando a compra de produtos e serviços. As lojas de conveniência seduzem o novo cliente que não se importa em pagar um pouco mais em troca das facilidades obtidas. Neste estudo foram entrevistados 45 proprietários de lojas de conveniência localizadas em postos de serviços na zona centro-oeste de São Paulo, para identificar indícios de planejamento formal ou a da falta dele, como alertaram especialistas (Barrizzelli, 2010). Apesar do baixo nível de formalização, constatou-se que os negócios eram lucrativos e que além de atrativo, o segmento está crescendo. A ameaça imediata é baixa, permitindo operar com altas margens de comercialização, típicas deste negócio. Entretanto, o ingresso de outros atores neste varejo tende a aumentar a concorrência entre lojas de conveniência e outros tipos de comércio, recomendando um planejamento mais formal para sua sobrevivência. Os proprietários que se anteciparem estarão mais preparados para competir.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: