RESUMO
Código: 814
Área Temática: Gestão de pessoas

 

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O Sofrimento e O Aprendizado Profissional: Validação de Uma Escala
 
O foco deste estudo é o de compreender a relação entre aprendizado profissional através do sofrimento pessoal e buscar mecanismos para a mensuração desta relação. Assim, o objetivo do trabalho é: validar uma escala de aprendizado profissional através do sofrimento. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, baseada no modelo teórico de McCall, et al (1984), com 234 funcionários públicos. A validação do modelo iniciou com a Análise Fatorial Exploratória que gerou uma estrutura exatamente como a proposta pela teoria, formada de 20 itens distribuídos em quatro fatores (revés na carreira, problema de desempenho com colegas, traumas pessoais, erros profissionais) que explicam 63,74% da variância total encontrada, com KMO de 0,907 e ótimo nível de confiabilidade (alpha de Cronbach = 0,914). Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória apontaram que o modelo inicial apresentou índices satisfatórios, porém com a inclusão de quatro correlações, os índices sofreram uma melhora significativa (χ²/gl = 1,57; RMSEA = 0,049; GFI = 0,903; CFI = 0,959; NNFI = 0,953 e NFI = 0,895). A validação do modelo indicou a possibilidade de exclusão do construto problema de desempenho de colegas e do item E1 (erros profissionais geraram um maior aprendizado sobre as políticas organizacionais). Ao final deste trabalho conclui-se que o modelo foi validado com sucesso e o mesmo pode ser reaplicado em outros estudos.

 

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