RESUMO
Código: 817
Área Temática: Marketing

 

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Perfil de Consumidores de Calçados de Couro: Um Estudo de Cluster em Campo Grande-ms
 
O presente trabalho teve por objetivo identificar o comportamento do consumidor de calçados de couro. Wiersema (2003) propõe um modelo de segmentação do consumidor com base em duas grandes características de comportamento: disposição dos clientes para mudanças e procura de ajuda. Neste sentido, em termos específicos, este estudo busca verificar a adequabilidade do modelo de Wiersema no contexto brasileiro; e identificar os perfis de consumidores de calçados de couro na cidade de Campo Grande-MS. Para atingir os objetivos, foi feito um estudo transversal único junto a 418 indivíduos residentes na cidade de Campo Grande-MS. Foram aplicadas técnicas de análise de fator e análise de cluster. Oito cargas de fatores que atendem à concepção original do modelo foram identificadas na análise fatorial. Os resultados revelam sete clusters (segmentos): inovadores (13,9%), profissionais (15,3%), dissonantes (8,8%), inseguros (17,2%), seguros (15,l%), prático e objetivo (18,6%) e conservadores (11%). O estudo traz contribuição gerencial, a partir do momento em que indica perfis distintos de consumidores de calçados, indicando para as empresas caminhos de estratégias de mercado. Também contribui academicamente apresentando uma formalização dos pressupostos (quatro perfis de consumidores) de Wiersema.

 

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