RESUMO
Código: 826
Área Temática: Gestão socioambiental

 

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Principais Indicadores Sociais e Formas de Publicação de Dados e Informações Sobre Responsabilidade Social Por Cinco Sociedades Anônimas de Capital Aberto
 
Este estudo analisou as demonstrações financeiras publicadas no período de 2006 a 2008 por cinco sociedades anônimas de capital aberto a fim de verificar os indicadores sociais de maior divulgação e quais as formas de publicação dos dados do BANCO DO BRASIL, da CEMIG, da GERDAU, da PETROBRÁS e da VALE. A metodologia teve uma abordagem qualitativa descritiva. A coleta de dados foi documental com a análise da Demonstração do Resultado do Exercício, da Demonstração do Valor Adicionado, das Notas Explicativas, do Relatório da Administração e do Balanço Social. Foi utilizado o critério proposto por Hopkins (1997), modelo que possui como um de seus objetivos a comparação entre empresas no que diz respeito ao seu grau de Responsabilidade Social. Verificou-se que, embora haja divulgação das informações sobre Responsabilidade Social, o principal indicador publicado continua sendo a lucratividade. Notou-se que não existe um padrão para a divulgação das informações e falta de transparência e dados. Conclui-se que o Balanço Social, que deveria ser o principal meio de divulgação sobre Responsabilidade Social, não foi utilizado por essas empresas como o mais importante meio de reportar suas práticas sociais.

 

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