RESUMO
Código: 827
Área Temática: Marketing

 

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Inteligência Competitiva de Mercado e O Projeto de Desenvolvimento de Novos Produtos: Uma Abordagem Informacional Integrada
 
Neste ambiente altamente competitivo constata-se uma necessidade crescente dos profissionais de Marketing e dos responsáveis pelas atividades de Pesquisa & Desenvolvimento por informações cada vez mais precisas, confiáveis, rápidas e oportunas sobre os seus ambientes de negócios, especialmente informações sobre os desejos e as necessidades dos consumidores, como também, dos movimentos estratégicos realizados pelos concorrentes atuais e potenciais (FULD, 1995; KAHANER, 1996). Neste sentido, o presente artigo teve como objetivo principal identificar as relações informacionais existentes entre as atividades de Inteligência Competitiva de Mercado e de Desenvolvimento de Novos Produtos, conforme modelo proposto por Slack et al (1997). Como estratégia de pesquisa, optou-se pela pesquisa teórica. Em termos gerais, os resultados demonstraram que o processo global de desenvolvimento de novos produtos, desde o conceito até o lançamento, envolve uma intensa troca interna de informações estratégicas entre os profissionais de diversas áreas da organização (marketing, vendas, administração estratégica, produção, etc.) e demanda informações instantâneas sobre os clientes e os movimentos estratégicos realizados pelos concorrentes pela equipe de P&D, informações estas importantes para a identificação, em tempo hábil, de ameaças que coloquem em risco a sobrevivência e o crescimento das empresas, como também, para a descoberta de novas oportunidades de negócios.

 

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