Estudos sobre Qualidade de Vida no Trabalho têm ganhado destaque e espaço, inclusive nos setores públicos. Entre estes estudos com docentes, a ênfase tem sido práticas pedagógicas. A abordagem de QVT dos docentes é um assunto novo. Esta pesquisa procura compreender qual o nível de satisfação com a QVT entre os docentes de um Instituto Federal de Educação Tecnológica - IFET. Existem diferenças entre os que participam do PROEJA e os que não participam? Adotou-se, para isso, o método quantitativo lastreado no instrumento biopsicossocial e organizacional - BPSO de Limongi-França (1996) e ainda o método qualitativo, a partir de entrevistas semi-estruturadas, gravadas.. A amostra composta por 24 sujeitos foi dividida em dois grupos. Participa e Não Participa do Proeja. Os achados da pesquisa indicaram baixa satisfação de QVT na amostra geral. No entanto, o grupo Participa apresentou-se visivelmente com maior percepção de satisfação com QVT. Provavelmente esse resultado se deve a grande troca de experiências entre o aluno do PROEJA e o docente. Concluiu-se que os professores do Grupo Participa percebem relações positivas da sua qualidade de vida, no que se refere ao trabalho e as experiências vividas com os alunos. |