RESUMO
Código: 904
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
O Processo Decisório Estratégico de Inovação de Produtos
 
Em ambientes competitivos dinâmicos, onde os avanços tecnológicos são intensos e o desenvolvimento de novos produtos visa garantir vantagem competitiva à empresa, o processo de geração e escolha de alternativas ganha destaque. Coloca-se a questão de como é o processo decisório estratégico de desenvolvimento de novos produtos, em empresas do segmento de cuidados pessoais. Para responder a esta questão, optou-se por estudar empresas de grande porte neste segmento, em que a tecnologia está em constante transformação e o ambiente é bastante complexo. Utilizou-se a metodologia de estudo de casos múltiplos para a realização deste estudo, composto por três grandes empresas do segmento de cuidados pessoais. Conclui-se que o processo decisório neste segmento, leva em consideração principalmente, os objetivos da organização, existindo alinhamento das decisões com o planejamento estratégico. Destaca-se a utilização de informações previamente fornecidas, para fortalecer o projeto de desenvolvimento e sustentar as escolhas. O modelo de processo decisório estratégico desenvolvido por Mintzberg, Raisinghani e Théoret juntamente com modelo de funil de desenvolvimento proposto por Clark e Wheelwright foram identificados nos três casos estudados, justificando a aplicação da teoria em situações reais.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: