RESUMO
Código: 906
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

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Negócios Sociais: Revisando Os Conceitos Internacionais e Refletindo Sobre A Realidade Brasileira.
 
O presente trabalho apresenta o fruto das primeiras reflexões de um grupo de estudos sobre Negócios Sociais, formado por alunos de graduação, pós graduação e docentes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Em meio a discussões do tema, com base em bibliografia internacional, foi sentida a necessidade de elaborar uma publicação nacional que contribuisse para dar o pontapé inicial no debate e reflexão da realidade dos Negócios Sociais no Brasil. Dessa forma, por meio de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, foram levantadas organizações de fomento e apoio a negócios sociais que atuam no país, bem como os próprios negócios e empresas que elas apóiam. Com esta pesquisa foi possível observar que as organizações que fomentam os negócios sociais no Brasil usam de nomenclaturas variáveis e procuram não fazer definições muito restritivas de seu campo de atuação, como forma de dar espaço para modelos diversificados, mas igualmente interessantes. Já os empreendimentos estudados possuem como principal semelhança o fato de que usam de mecanismos de mercado para impulsionarem seu impacto social, de tal maneira que os diferenciam de empresas comuns e das organizações sem fins lucrativos puras.

 

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