RESUMO
Código: 92
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Empreendedorismo Feminino: Características e Perfil de Gestão em Micro e Pequenas Empresas
 
A crescente participação das mulheres na área de empreendedorismo possibilita vislumbrar um futuro em que ambos os gêneros venham a atuar nesta área em situação de equilíbrio. A concretização desta possibilidade, considerando o cenário econômico brasileiro para os próximos anos, representaria mais do que uma perspectiva particularmente otimista, mas um acontecimento necessário, tendo em vista a exigência de crescimento da economia brasileira. Nesse artigo têm-se dois objetivos: primeiro, conhecer as características pessoais de empreendedoras relacionadas à sua origem, trajetória educacional, experiência profissional e vida pessoal e posteriormente, a identificação de parâmetros que descrevam o papel da mulher empreendedora nas pequenas e médias empresas. O método de trabalho baseou-se em uma abordagem exploratório-descritiva e estudos multi-casos e a análise dos dados utilizou a metodologia Big Five Personality Model. Durante a pesquisa realizada ficou evidente que os obstáculos são inúmeros e aparentemente insolúveis. No entanto, todas as empreendedoras entrevistadas mostraram uma marca em comum: determinação para perseguir objetivos, alcançar metas e superar dificuldades, mas, é inegável que a vida particular das empreendedoras foi afetada de modo diferenciado.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: