RESUMO
Código: 922
Área Temática: Ensino de administração

 

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Perfil de Estudos em Administração Que Utilizaram Triangulação Metodológica: Uma Análise dos Anais do Enanpad de 2007 A 2009
 
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, que analisou os dados contidos em 2.853 artigos publicados em três anais do Enanpad (Encontro da Anpad – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), envolvendo o conceito de triangulação metodológica. Considerando os potenciais benefícios da triangulação para as pesquisas em Ciências Sociais, mais especificamente para a Administração, em contraposição às dificuldades ainda existentes para condução de pesquisas desta natureza, bem como a existência de resistências a este método, o presente artigo visa demonstrar a incidência de trabalhos que utilizaram a triangulação como opção metodológica dentre os artigos que foram publicados nos anais do Enanpad nos anos de 2007, 2008 e 2009, e, como objetivo principal, analisar o perfil metodológico dos mesmos. Considera-se que tal perfil possa indicar a forma com que a triangulação tem sido trabalhada no âmbito da Administração, bem como possíveis caminhos para a superação das dificuldades referentes à condução de uma pesquisa que demanda a combinação de métodos de diferente natureza. Como principais resultados, a baixa incidência do uso da triangulação, a significativa formação de parceria entre pesquisadores para sua condução, e a significativa combinação de métodos tradicionais de coleta e análise de dados.

 

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