RESUMO
Código: 936
Área Temática: Finanças

 

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Identificação de Empresas Comparáveis Através da Análise de Clusters: Uma Aplicação no Mercado Acionário Brasileiro
 
A Avaliação Relativa busca avaliar determinado ativo ou empresa, com base na precificação de ativos similares no mercado. Ou seja, busca-se possibilidades de investimento comparáveis àquela escolhida pelo investidor, a fim de se determinar uma possível sub ou sobreavaliação. Duas questões são cruciais nesse tipo de método de avaliação de empresas e continuam em aberto na literatura, sendo elas: 1) a definição do grupo de empresas comparáveis e; 2) a identificação dos múltiplos a serem utilizados. O presente buscou avaliar a viabilidade de se identificar empresas comparáveis no mercado acionário brasileiro através de análise estatística de agrupamento por semelhança de fundamentos, como possível alternativa à usual classificação por setores econômicos, a fim de se realizar uma avaliação relativa. Para tal, utilizou-se como universo de estudo todas as empresas listadas e negociadas na BM&FBOVESPA no período compreendido entre Janeiro de 2003 e Dezembro de 2008. A metodologia utilizada para identificar empresas comparáveis foi a análise de clusters, realizada através do software STATA 10 SE. Com os resultados, observou-se que o agrupamento por similaridade de fundamentos diverge do agrupamento por setores econômicos. Assim, há evidências de que os setores econômicos do mercado acionário brasileiro não representam grupos de empresas comparáveis.

 

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