RESUMO
Código: 940
Área Temática: Ensino de administração

 

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Aluno Como Cliente e Como Produto: Percepções e Preferências dos Alunos de Ensino Superior da Área de Negócios
 
Com o objetivo de analisar as percepções e as preferências de estudantes de cursos da área de negócios em relação à orientação das instituições para o aluno como um cliente ou o aluno como um produto. Foi desenvolvida uma revisão de literatura sobre a educação em negócios e sobre alunos como clientes ou produtos, a partir da qual foram formuladas quatro hipóteses para teste em um trabalho empírico. A amostra foi composta por 169 estudantes de cursos de graduação na área de negócios, envolvendo os cursos de Administração, Contabilidade, Ciências Atuárias, Secretariado, Turismo e Economia de instituições de ensino superior, públicas e privadas, nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Crato (estado do Ceará). Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva, comparação de médias, e análise de correlação. Observou-se principalmente que: (1) estudantes de instituições privadas percebem maior orientação para o cliente do que estudantes de instituições públicas; (2) não há diferença de percepção de orientação para o produto nos dois tipos de instituição; (3) em geral, os estudantes têm uma maior preferência por uma orientação para o cliente, em comparação a uma orientação para o produto; (4) as preferências são independentes das orientações pessoais do aluno.

 

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