RESUMO
Código: 942
Área Temática: Marketing

 

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Avaliação da Influência do Posicionamento da Marca Na Decisão de Compra
 
Com a proliferação de produtos nas gôndolas das lojas, muitas empresas passaram a utilizar as marcas com a finalidade de diferenciar a sua oferta das dos concorrentes. Entretanto, muitos gestores posicionam indevidamente as suas marcas e, conseqüentemente, reduzem o valor dos seus produtos, ao invés de criá-lo. Com o objetivo de melhorar o entendimento do posicionamento das marcas, este estudo se propôs a avaliar a preferência do consumidor em relação a atributos de cosméticos faciais anti-idade que as marcas influenciam como: posicionamento/conceito, preço, qualidade, quantidade mínima de compra e status. Para isso, pesquisou-se, durante o ano de 2008, as preferências de 100 mulheres, residentes no Estado de São Paulo, em relação a cosméticos anti-idade. A amostra foi constituída por meio da técnica bola de neve, a abordagem pessoal foi o modo de coleta de dados e a análise dos dados foi feita através da conjoint analysis. Descobriu-se que, para a amostra estudada, a escala de importância dos atributos na escolha de um creme facial anti-idade, em ordem crescente, é: quantidade mínima de compra, status, preço, conceito/posicionamento de marca e qualidade. E, não obstante algumas ressalvas, levantou-se que o posicionamento de marca social é o preferido pelas respondentes.

 

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