RESUMO
Código: 952
Área Temática: Marketing

 

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Atributos do Serviço Educacional Na Percepção do Discente Sobre A Qualidade
 
No Brasil diferentes pesquisas já foram realizadas buscando-se entender e acompanhar o uso de ferramentas de marketing em serviços educacionais. Tais estudos foram realizados utilizando-se dois instrumentos de medida da qualidade de serviço, quais sejam: escala SERVQUAL e escala SERVPERF. Tomando como referência o modelo 4Q de oferta da qualidade proposto por Gummesson (2000), esse estudo buscou avaliar quais atributos estão positivamente relacionados com a atribuição de qualidade ao serviço educacional consumido em sala de aula. Para tanto, um estudo exploratório descritivo foi realizado em duas unidades de uma Instituição de Ensino Superior do Espírito Santo, envolvendo alunos do curso de Administração e foi realizada por meio de um questionário contendo perguntas fechadas, elaborado com base na escala SERVQUAL, à luz de Veiga et al. (1998), Bandeira et al. (1999) e Gupta e Jain (2004). Os resultados obtidos estatisticamente por meio de análises multivariadas, sendo elas: análise fatorial e regressão multivariada, demonstraram que a atribuição de qualidade ao serviço educacional também está relacionada com os atributos pertinentes à dimensão relacional, existente no modelo adotado. Sugere-se, por fim, que futuras pesquisas abordando qualidade percebida no serviço educacional sejam aplicadas em um maior número de faculdades, preferencialmente envolvendo diferentes cursos.

 

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