Este trabalho tem como principal objetivo analisar os mecanismos de disseminação do conhecimento em empresas de pequeno porte. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do assunto gestão do conhecimento em pequenas empresas. Após o levantamento bibliográfico foram realizadas análises sobre dados documentais qualitativos e quantitativos pertencentes às empresas analisadas no estudo de casos. Foi realizada uma pesquisa de campo entrevistando os empreendedores e os empregados (N=85) das empresas selecionadas para identificar se há gestão do conhecimento nas empresas de pequeno porte e verificar a percepção dos empreendedores e a percepção dos empregados quanto às políticas de implementação da gestão do conhecimento. As principais conclusões foram que nos níveis operacionais a gestão do conhecimento não é estimulada e nem percebida pelos colaboradores, que os empreendedores têm uma visão equivocada quanto à eficácia das políticas e dos mecanismos de compartilhamento de conhecimento adotados e que as causas para isso podem ser a pouca atenção à construção da memória organizacional e a falta de programas formais para o desenvolvimento das habilidades de seus funcionários. |