RESUMO
Código: 8
Área Temática: Gestão tecnológica

 

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Gestão da Informação no Transporte Público
 
O acesso a tecnologias de informação constitui-se em vantagem competitiva gerencial tanto pelas melhorias de gestão como pela geração do conhecimento e inovação. A proposta deste estudo consistiu em analisar de que forma a gestão estratégica da informação, proporcionada pelo sistema de bilhetagem eletrônica, em grupos de empresas do setor de transporte coletivo de passageiros de duas cidades e uma região metropolitana no Rio Grande do Sul, pode proporcionar melhoria na qualificação das informações disponíveis para o nível estratégico das empresas transportadoras. As análises foram baseadas em pesquisa após a implantação de um sistema informatizado do controle das operações de aquisição e uso de passagens via cartão eletrônico. Para identificação dos resultados, foi realizada análise de conteúdo, que uniformizou os dados empíricos coletados, criando uma síntese destes dados. O conjunto de verificações empíricas evidenciou que o gerenciamento estratégico da informação ocorrido com a Bilhetagem Eletrônica possibilitou a redução de falhas operacionais, melhorias dos serviços e do sistema de controle e manutenção da competitividade e lucratividade das empresas. Ressalta-se também que o sistema de Bilhetagem Eletrônica exerceu um papel estratégico permitindo a utilização de controles que aumentam a eficácia do sistema tanto por parte das empresas como pelo poder público.

 

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