RESUMO
Código: 1008
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

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Processo de Internacionalização de Uma Empresa do Vale do São Francisco: Influência dos Agentes Externos e das Escolhas Gerenciais.
 
Este trabalho tem como principal objetivo analisar e verificar quais as principais características de formação de estratégias internacionais de uma empresa no segmento de fruticultura do Vale do São Francisco, bem como os seus pressupostos teóricos e práticos que influenciaram nesse processo de internacionalização. É apresentada, primeiramente, uma breve contextualização do cenário da fruticultura no Brasil e na região do Vale do São Francisco; na fundamentação teórica vê-se os conceitos de estratégias de acordo com alguns autores. Em seguida conceitua-se internacionalização, trazendo algumas teorias utilizadas como base para a análise, sendo estas: a Teoria de Uppsala, o Modelo Diamante, Resource-Based View (RBV), Ciclo de Vida do Produto, Paradigma Eclético e Escolha Adaptativa. Essas teorias abrangem alguns conceitos-chave, entretanto, nesse trabalho será apresentado apenas dois: Agentes externos e Escolhas Gerenciais. A metodologia traz que essa pesquisa é desenvolvida por meio de um estudo exploratório, envolvendo dirigentes da empresa, mediante aplicação de entrevistas semi-estruturadas. As informações obtidas foram confrontadas com os já citados modelos teóricos de internacionalização, percebendo-se, assim, que há semelhanças entre o caso concreto e a revisão teórica apresentada.

 

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