Este artigo é resultado de uma pesquisa que procurou investigar se a utilização dos atributos de brasilidade na moda representa um fator de diferenciação dos produtos. A pesquisa procurou, também, verificar se o consumidor consegue identificar os atributos da brasilidade na moda, utilizados nos produtos de vestuário, e hierarquizar os atributos identificados pelo consumidor. Para tanto, levantou-se o referencial teórico que trata dos temas relacionados a fontes de vantagens competitivas, formas de diferenciação, consumidor de moda e Brasilidade na moda. Para conduzir o estudo, realizou-se uma survey e, como ferramenta para a coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado com questões fechadas e fotos de produtos de vestuários. A amostra foi selecionada por conveniência dos pesquisadores, totalizando 411 respondentes. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, que permitiu detectar os seguintes resultados principais: (1) os consumidores reconhecem os atributos da brasilidade na moda; (2) os atributos mais reconhecidos são cores e, em seguida, formas; (3) os consumidores usariam produtos com características da brasilidade e (4) parte dos consumidores está disposta a pagar mais por produtos com atributos de brasilidade. |