O presente trabalho trata da importância das marcas na tomada de decisão de compra das famílias de baixa renda no Brasil, após o plano Real, que tornou esse mercado atraente para as empresas. No entanto, percebeu-se que ainda há necessidade de mais informações e de estudos sobre o tema. Com esse objetivo, o presente trabalho busca investigar a influência da marca na decisão de consumidoras da classe C no segmento de higiene pessoal. No referencial teórico foram apresentadas as características do consumidor de baixa renda no Brasil e foram abordadas as teorias sobre comportamento do consumidor, marca e valor, além dos dados mercadológicos. A pesquisa de campo foi realizada a partir de um estudo qualitativo e exploratório, a partir de entrevistas com mulheres de classe C, para verificar os fatores que elas levam em consideração na hora da compra de produtos de higiene pessoal, mais especificamente sabonete e desodorante. As análises obtidas mostraram que as mulheres de baixa renda compram os produtos estudados baseando-se na marca e adequando às necessidades e preferências de suas famílias, pois são fortemente influenciadas na hora da compra. Observou-se a preferência pelas marcas lideres resultados endossados pela pesquisa Top Of Mind do mesmo ano. |